Translate

sábado, 10 de março de 2012

Planeta Marte. 10 Março 2012.

Não dá para observar muita coisa aqui de São Paulo, como se observa em locais escuros do interior, então... lá vem Marte outra vez!

O céu não estava dos melhores, turbulento e com uma "névoa" mediana.

Em alguns momentos de "calmaria", consegui observar com boa qualidade, dentro dos limites do meu telescópio, as Manchas de Albedo.

Se você cerrar os olhos , olhando para marte colorido, terá mais ou menos a mesma imagem que tenho olhando pela ocular, só que um pouco mais ampliada.

Nunca observei Marte assim tão próximo, está sendo a primeira vez. E por não saber quase nada de Marte, estrutura, relevo e dinâmica do clima, resolvi desenha-lo para ter uma idéia de que como os antigos se sentiam ao observar um planeta com um telescópio de pequena abertura e sem conhecimento prévio do que observariam.

Segundo alguns amigos e colegas, esta estreita faixa ligando as duas estruturas não existe. Agradeço a informação, mas fui extremamente fiel ao que o telescópio de 90mm  me mostrou com todas as agravantes de PL e instabilidade da atmosfera. Depois disso eu entendi o motivo pelo qual, ou um dos quais, levaram o italiano a desenhar estrutura em forma de canais e a partir daí criarem a idéia de canais artificiais.

Observar Marte na sua oposição foi uma bela experiência, registrar por vários dias as diferenças mostradas pelo telescópio foi muito instrutivo para mim. Percebi também que já no terceiro desenho evolui bastante.  Porém, encerro hoje minhas observações de Marte em oposição.  Observar Marte com um telescópio de pequena abertura, num espaço pequeno, numa cidade como esta,  poluída, quase sempre nublada e com atmosfera turbulenta, é quase uma tortura física e psicológica, e paciência tem limite. :)






Neste  desenho usei lápis coloridos Pastel da koh - i - noor GIOCONDA Soft Pastel números 23, 30, 40 e 51. Gostei bastante deste material e ele permite , com o dedo ou esfuminho determinar os limites de cores sem interrupções, deixando os limites com uma transição mais suave e natural.. ano que vem, na oposição de Saturno  tentarei desenhar o gigante dos anéis com pastel à óleo.

A parte preta, em torno do planeta, foi feita com caneta hidrográfica Pilot junior 850 e a parte á lápis usei lapiseira Pentel 09 e lápis 4B, e 8B da Steadtler Mars Lumograph. O papel é da marca Canson layout 120g/m2.









Nenhum comentário: