Translate

Equipamento

Aqui você poderá ver e ter uma noção dos equipamentos que utilizo nas minhas observações do céu noturno.

1. O Telescópio , minha janela para o universo:






Telescópio Maksutov 90mm, distância focal de 1250mm, em tripé de alumínio com montagem EQ1 da marca skywatcher.

*Maksutov é o tipo de telescópio;

*90mm é o diâmetro do espelho;

*1250mm é distância focal do equipamento.


Esse telescópio é facilmente transportado devido ao seu tamanho e peso. Ele é transportado dentro de uma mochila comum e o tripé é retrátil e muito  leve sendo possível transportar na parte externa da mochila. 

Devido o seu tamanho e epso do telescópio montado, é possível ficar mudando o equipamento de lugar pela casa ou até levar para a calçada usando o elevador sem muito esforço. 

A imagem deste telescópio é fantástica, limpa, clara e bela.

Com ele é possível observar, com muita qualidade na imagem, os anéis do planeta Saturno e seus anéis, inclusive é muito nítida a visualização da divisão Cassinni, principalmente na oposição. Em Saturno vejo também alguns dos seus saélites naturais ( luas de saturno), principalmente Titan.

Além das belezas de Saturno, Júpiter é outro planeta que se destaca nas oculares colocadas no maksutov 90. Em Júpiter visualizo perfeitamente o disco do planeta com as nuances de cores das faixas do gigante. A Grande mancha vermelha é visível na oposição de júpiter ou quando a atmosfera está benevolente. Quanto aos satélites naturais de Júpiter eu visualizo com certa facilidade as quatro "luas" galileanas e além disso é muito fácil visualizar os trânsitos de Io.
Urano é um dos planetas que também é visível, um pequenino círculo azulado, mas muito bonito.

Quanto à Venus, é possível observar as  fases do planeta.
Em marte é possível observar, na oposição, as manchas de Albedo e a colota polar, fora da oposição a observação é complicada e sem detalhes, como em qualquer outro telescópio amador.

Já a Lua.... é um espetáculo á parte. Detalhes incríveis do nosso satélite natural, recomendo o uso de filtro lunar ou filtro polarizador duplo, pois o brilho da Lua pode causar danos á visão com a constância na observação.

Objetos de céu profundo ou Deep Sky Objects, são observáveis os objetos mais brilhantes mesmo de São paulo e num bairro com bastante poluição luminosa. Alguns objetos de céu profundo observáveis aqui de São Paulo com o maksutov 90: M42 ( nebulosa de orion), Caixinha de Jóias, M6, M7, NGC 6231, NGC 5139 Omega centauro ( como uma nebulosidade), dentre outros. Não é o propósito deste telescópio mostrar objetos de céo profundo ( DSO), mas quebra um bom galho.

Com relação à observação de estrelas duplas ou sistemas estelares, este telescópio se revela ... separa muitas estrelas duplas e sistemas estelares mais complexos com uma competência incrível. Para estrelas duplas aceita até oculares cuja ampliação ultrapassa o limite de abertura do telescópio com qualidade na imagem e resultados incríveis.

Uma grande vantagem deste telescópio é a manutenção. Nunca precisei colimar o maksutov 90. Ando com ele pra lá e pra cá, já tomou algumas pequenas batidinhas e ele se mantem colimado.

Ele tem sim desvantagens, uma delas é a pequena abertura. A pequena abertura dificulta visualização de detalhes em todos os objetos, mas em defesa dete pequeno notável digo com certeza absoluta. ele é muito superior a telescópios newtonianoscom 130mm de abertura F5 ou F6. Só vi um newtoniano de 130mm ser melhor que o mak90, mas é um telescópio com espelho feito com muito cuidado por gente séria.

O tripé que vem com esse telescópio é muito fraco e deixa o telescópio muito instável. A montagem não é de boa qualidade e com o tempo as roscas vão espanando quase que inutilizando a montagem. A montagem permite motorização num dos eixos, mas a manopla de um dos eixos bate no motor e não permite o acompanhamento de objetos dependendo da posição no céu.

A diagonal que vem com o telescópio é ruim e fui obrigado a trocar. Comprei uma Dialetric da Willian Optics com 98% de reflexibilidade. O ganho no brilho dos objetos e na definição deles foi astronômica, parece outro telescópio. Apesar desta diagonal ter custado muito caro ( devido aos impostos da alfândega brasileira), valeu cada centavo e recomendo. Além de melhorar muito a imagem dos objetos é uma peça mais robusta, bem construída , com ótimo acabamento e muito leve, pois o corpo , ou berço do espelho é de fibra de carbono. Fora isso as oculares são fixadas através de um anel de compressão, protejendo o bujão das oculares contra riscos e mantendo a ocular bem mais centralizadas.

Também troquei a buscadora. A buscadora que veio no kit era uma Dot Red. A Dot Red é boa, mas dificulta uma busca mais apurada. O ideal seria ter duas buscadoras, a Dot Red e a buscadora tipo luneta, mas a superfície para acoplar acessórios no mak90 é muito pequena e a montagem EQ1 não aguenta muito peso.
Troquei a Dot red por uma luneta buscadora 8x50 com prisma inversor da GSO. Esta buscadora me dá um grande campo de visão e uma imagem não invertida, facilitando a movimentação do telescópio e compatibilizando, mais ou menos, com a imagem dada pelo mak90. falarei sobre isso posteriormente numa postagem.
O ganho na qualidade da observação com esta buscadora foi enorme, aumentando a velocidade na busca dos objetos e também o conforto na hora da busca, evitando posições esquisitas e até ridículas para olhar na ocular da buscadora.






2. Binóculo 8x56.





Comparando o tamanho do maksutov90 e do binóculo 8x56:





3 comentários:

Anônimo disse...

Quanto custaram esse tele mais os aprimoramentos? E onde adquiriu? Pretendo comprar um com as qualidades que você descreveu. Grata!

Anônimo disse...

Muito bons seus comentários, acabei de comprar um mak 90 no armazém do telescópio e é bom saber que a diagonal precisa ser trocada. Muito bom saber também que o 130mm não é melhor que o mak, porque eu fiquei muito na dúvida na hora de comprar. Os seus desenhos também ajudam a ter uma noção do que se vê com a ocular que vc escolheu. Obrigado!

Felipe disse...

Parabéns pelo post. Me foi bastante útil!